Postagens populares

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Luneta do Tempo ( O Banditismo social de Lampião)

 Um dos temas que despertou a curiosidades dos alunos do 9º ano  nesse início de semestre, foi com certeza  as revoltas sociais ocorridas no período da  chamada  Primeira República ( 1889  a 1930). Dos temas trabalhados,  tem dois que gosto muito, seja porque os mesmos são de uma surrealidade extraordinária, seja pela própria complexidade de  sua compreensão.


O movimento messiânico de Canudos  incomodou a  recente e frágil República, com toda sua estrutura oligárquica, seja os grandes proprietários de terras (coronéis) seja o poder clerical da Igreja Católica. Cerca de  30 mil pessoas  se juntaram ao beato  Antônio Conselheiro e formaram em 1893, o famoso arraial de Belo Monte, tornando-se um dos mais populosos da Bahia. 


Entre 1896 e 1897, quatro expedições  entraram em combates contra a comunidade Canudos, destacando a terceira (Cel Moreira César) e a quarta  que contou  com cerca de  6160 soldados  e dois Generais.  O jornalista  Euclides da Cunha, imortalizou a ultima expedição na obra "Os Sertões".  Ao final, só restaram  quatro combatentes: (dois homens, um velho e uma criança). Canudos  é um exemplo de que no Brasil, as questões e os Direitos Humanos, nunca foram prioridades. 


O Banditismo Social expresso no Cangaço independente de Lampião, foi  outra faceta desse período. O Bando de Virgulino Ferreira, atormentou as autoridades republicanas por volta de vinte anos até ser morto em uma emboscada  em 1938.  (Fica a dica do filme de Alceu Valença  "A Luneta do Tempo" que breve  será lançado e abordará a temática  do Cangaço


Um comentário:

  1. Os soldados possuíam vestimentas idênticas aos cangaceiros, eles possuem alguma relação na guerra dos canudos? Luana 92.01

    ResponderExcluir