Postagens populares

segunda-feira, 7 de março de 2016

A Revolução Industrial e suas Consequências



A Revolução Industrial pode ser definida como sendo  uma grande transformação no modo de produção  que passa a ser mecanizado a partir da segunda metade do século XVIII, principalmente na Inglaterra. Surgem as  fábricas e com elas a  exploração da classe trabalhadora por parte dos burgueses que vislumbravam grandes lucros  com esse processo de maquinofatura.  As Jornadas de trabalhos eram  desumanas   podem chegar  até 18 a 20 horas de trabalho. 

Uma das características mais cruéis desse período foi o uso de mulheres e de crianças, como uma forma de baixar os custos com a mão de obra e consequentemente aumentar os lucros da produção.  As Jornadas de trabalho podiam chegar até 80 horas semanais em condições insalubres. Muitos trabalhadores inicialmente acreditaram que os grandes culpados  das péssimas condições eram as próprias máquinas que estavam substituindo o trabalho humano. Esse movimento ficou conhecido como "Ludismo"  e teve consequências trágicas. 

Após as severas repressões a classe trabalhadora, principalmente os envolvidos  na quebra das máquinas, os operários  resolveram  se organizar em associações e sindicatos  e mais tardes, teóricos como Karl Marx  refletiram e desenvolveram teorias que  não só compreendessem  a situação operária, como também apontassem saídas para o processo de alienação do próprio trabalhador


(Dica de um ótimo Filme de Charlie Chaplin  que reflete sobre o processo de industrialização e da alienação do trabalhor: Tempos  Modernos) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário