Postagens populares

segunda-feira, 7 de março de 2016

SI VIS PACEM, PARA BELLUM




Como afirmava os  antigo romanos, "Se queres paz, prepara-te para guerra"   assim  foi o clima que antecedeu a  Grande Guerra (1914-1918) também chamada de  1ª Guerra Mundial.  O período que vai  do final do século XIX até o início do conflito em 1914 é chamado de  "Belle Époque" ,  ou seja   bela época.



Havia um clima de grande otimismo tanto na Europa como nos Estados Unidos, em grande parte devido  as inovações tecnológicas   oriundas da  segunda revolução industrial. (Automóvel, bicicleta, telefone,  avião, telegrafo sem fio)  são alguns exemplos  de como a burguesia estava entusiasmada com a chegada do novo século.  Nas artes  havia  o estilo art nouveau (arte nova)  que pode ser considerado como característico  desse período.  Destaque   para a literatura  como de Oscar Wilde escritor irlandês   que deve ser conhecido pelo contexto de sua obra e a representação de sua época.
( A obra de Wilde: "O Retrato de Dorian Gray" é um boa dia  para conhecer sua obra)



Não podemos nos esquecer  a cidade luz ( Paris)  onde  na Belle Époque, tornou-se o simbolo desse otimismo. Pelas ruas cosmopolitas de Paris  era possível respirar essa eferverscência  cultural, como por exemplo  os famosos cabarés  (ex: Moulin Rouge)  em um tipico ambiente boêmio  entre o final do século XIX e o início do século XX. Um dos mais famosos espetáculo era a famosa dança do "cancan" 



Se no aspecto cultural esse período é lembrado com muito saudosismo, na aspecto político o mesmo  é chamado de "Paz Armada", já que  na eminência de uma guerra, as nações se lançaram em uma corrida armamentista  de proporções nunca antes vistas.  Era o início do primeiro grande conflito do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário