Como afirmava os antigo romanos, "Se queres paz, prepara-te para guerra" assim foi o clima que antecedeu a Grande Guerra (1914-1918) também chamada de 1ª Guerra Mundial. O período que vai do final do século XIX até o início do conflito em 1914 é chamado de "Belle Époque" , ou seja bela época.
Havia um clima de grande otimismo tanto na Europa como nos Estados Unidos, em grande parte devido as inovações tecnológicas oriundas da segunda revolução industrial. (Automóvel, bicicleta, telefone, avião, telegrafo sem fio) são alguns exemplos de como a burguesia estava entusiasmada com a chegada do novo século. Nas artes havia o estilo art nouveau (arte nova) que pode ser considerado como característico desse período. Destaque para a literatura como de Oscar Wilde escritor irlandês que deve ser conhecido pelo contexto de sua obra e a representação de sua época.
( A obra de Wilde: "O Retrato de Dorian Gray" é um boa dia para conhecer sua obra)
Não podemos nos esquecer a cidade luz ( Paris) onde na Belle Époque, tornou-se o simbolo desse otimismo. Pelas ruas cosmopolitas de Paris era possível respirar essa eferverscência cultural, como por exemplo os famosos cabarés (ex: Moulin Rouge) em um tipico ambiente boêmio entre o final do século XIX e o início do século XX. Um dos mais famosos espetáculo era a famosa dança do "cancan"
Se no aspecto cultural esse período é lembrado com muito saudosismo, na aspecto político o mesmo é chamado de "Paz Armada", já que na eminência de uma guerra, as nações se lançaram em uma corrida armamentista de proporções nunca antes vistas. Era o início do primeiro grande conflito do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário